Só por hoje Procurando as qualidades - 27 de março


“De acordo com os princípios de recuperação, tentamos
não julgar, estereotipar ou moralizar. ”
Texto Básico, p. 12
Quantas vezes em nossa recuperação temos interpretado mal o comportamento do outro, imediatamente formando um julgamento, aplicando um rótulo e caprichosamente colocando o indivíduo num escaninho? Talvez tenham desenvolvido uma compreensão diferente de um Poder maior do que eles mesmos, por isso concluímos que suas crenças não eram espirituais. Ou talvez tenhamos visto um casal tendo uma discussão presumimos que seu relacionamento era doente, somente para descobrir mais tarde que seu casamento havia prosperado por muitos anos.
Classificar impensadamente nossos companheiros em categorias nos poupa do esforço de descobrir alguma coisa sobre eles. Todas as vezes que julgamos o comportamento do outro, deixamos de vê-lo como amigo em potencial e como companheiro viajante da estrada da recuperação.
Se nos ocorrer perguntar àqueles que estamos julgando se eles apreciam serem estereotipados, receberemos um ressoante “não” como resposta. Nos sentiríamos desprezados se eles o fizessem conosco? Sim, certamente. Nossas melhores qualidades são as que queremos que os adictos notem. Da mesma maneira, nossos companheiros adictos em recuperação querem ser bem considerados. Nosso programa nos pede para olhar positivamente a vida. Quanto mais nos concentramos nas qualidades positivas do outro, mais vamos percebê-las em nós mesmos.
Só por hoje: Eu vou deixar de lado meus julgamentos negativos dos outros e, em vez disso, vou me concentrar em apreciar as qualidades favoráveis de todos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Rei Bebê

As temíveis reservas na adicção

Recado da doença chamada adicção