Só por hoje 10 de março Nossa própria recuperação




"Os passos são a nossa solução. São a garantia de nossa sobrevivência. São a nossa defesa da adicção, uma doença mortal. Nossos passos são os princípios que possibilitam a nossa recuperação.”

Texto Básico, p. 20

Existe muita coisa boa em Narcóticos Anônimos. As reuniões, por exemplo, são ótimas. Vemos nossos amigos, ouvimos histórias inspiradoras, compartilhamos algumas experiências práticas, talvez até mesmo entremos em sintonia com nosso padrinho/madrinha. Os acampamentos, as convenções, as festas são todas maravilhosas, diversão limpa em companhia de outros adictos em recuperação. Mas o coração de nosso programa de recuperação são os Doze Passos – de fato, são o programa!
Ouvimos dizer que não podemos ficar limpos por osmose – em outras palavras, não podemos só freqüentar as reuniões, não importam quantas vezes, e esperar respirar recuperação através dos poros de nossas peles. Recuperação, como diz o ditado, é um trabalho interior. E as ferramentas que usamos para realizar este “trabalho interior” são os Doze Passos. Ouvir interminavelmente sobre aceitação é uma coisa; trabalharmos o Primeiro Passo, nós mesmos, é algo diferente. Histórias sobre fazer reparações podem ser inspiradoras, ainda que nada vá nos libertar tanto do remorso quanto fazer o Nono Passo. O mesmo se aplica a todos os Doze Passos.
Há muito o que apreciar em NA, mas para conseguir o máximo de nossa recuperação devemos trabalhar os Doze Passos nós mesmos.

Só por hoje: Eu quero tudo o que meu programa pessoal tem para me oferecer. Vou trabalhar os passos por mim mesmo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Rei Bebê

As temíveis reservas na adicção

Recado da doença chamada adicção