Só por hoje Rendição é para todos 21 de julho


“Se, após algum tempo, sentimos dificuldades com a nossa recuperação,
é porque, provavelmente, paramos de fazer alguma das coisas
que nos ajudaram nas fases iniciais da recuperação“.
Texto Básico, p. 104

Rendição é só para os recém-chegados, certo? Errado!
Depois de estar aqui há algum tempo, alguns cedem a um estado muito próprio dos membros antigos. Pensamos que sabemos alguma coisa sobre recuperação, sobre Deus, sobre NA, sobre nós mesmos – e sabemos. O problema é que pensamos saber bastante e pensamos que simplesmente saber já é o bastante. Mas o que faz a diferença é o que aprendemos e o que fazemos depois que achamos saber tudo.
A presunção e a complacência podem nos levar a ter sérios problemas. Quando descobrimos que “aplicar os princípios” com nossa própria força simplesmente não funciona, podemos praticar o que funcionou para nós no começo: a rendição. Quando descobrimos que ainda somos impotentes, com nossas vidas novamente incontroláveis, precisamos buscar o cuidado de um Poder maior do que nós mesmos. E, quando descobrimos que a autoterapia, no final das contas, não é tão terapêutica assim, precisamos tirar vantagem “do valor terapêutico da ajuda de um adicto a outro”.
Só por hoje: Eu preciso de orientação, apoio bem como de um Poder além de meu próprio. Irei a uma reunião, me aproximarei do recém-chegado, ligarei para meu padrinho/madrinha e farei preces para meu Poder Superior – enfim, farei algo que diga: “eu me rendi”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Rei Bebê

As temíveis reservas na adicção

Recado da doença chamada adicção