Só por hoje 6 de julho “Sinto muito”

“O mais importante é que [o Oitavo Passo] nos ajuda a criar uma
consciência de que estamos, aos poucos, ganhando novas
atitudes em relação a nós mesmos e no trato com outras pessoas”.
Texto Básico, p. 42
Dizer “sinto muito” provavelmente não é uma idéia estranha para a maioria de nós. Em nossa adicção ativa, essa pode ter sido uma frase bastante familiar. Estávamos sempre dizendo às pessoas o quanto estávamos arrependidos, e provavelmente ficamos profundamente surpresos quando alguém, cansado de nossas desculpas sem fundamento, respondeu: “Você com certeza está sentido. De fato, você é que é lastimável...” Essa pode ter sido nossa primeira pista de que um “sinto muito” não fez realmente nenhuma diferença para aquelas pessoas que machucamos, especialmente quando ambos sabíamos que faríamos a mesma coisa de novo.
Muitos de nós pensaram que fazer reparações seria um outro “sinto muito”. Entretanto, as atitudes que tomamos nesses passos é inteiramente diferente. Fazer reparações significa fazer mudanças e, sobretudo, corrigir a situação. Se roubamos dinheiro, não dizemos simplesmente: “Sinto muito. Eu nunca mais vou fazer isso de novo, agora que estou limpo”. Devolvemos o dinheiro. Se fomos negligentes ou maltratamos nossos familiares, não nos desculpamos. Começamos a tratá-los com respeito.
Reparar nosso comportamento e a forma como tratamos os outros é todo o propósito do trabalho dos passos. Não podemos mais, simplesmente, dizer “estamos arrependidos”; somos responsáveis.
Só por hoje: Eu aceito a responsabilidade por mim e por minha recuperação. Hoje, vou reparar alguma coisa sobre a qual eu sinta muito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Rei Bebê

As temíveis reservas na adicção

Recado da doença chamada adicção