Só por hoje Padrinhos e reparações 23 de maio


“Queremos nos livrar da nossa culpa, mas não
queremos fazê-lo à custa de outra pessoa”.
Texto Básico, p. 43
Vamos admitir: a maioria de nós deixou um rastro de destruição e prejudicou qualquer um que tenha passado em seu caminho. Algumas pessoas que mais machucamos em nossa adicção foram às pessoas que mais amamos. Em um esforço para nos livrar da culpa que sentimos pelo que fizemos, podemos ser tentados a partilhar com essas pessoas amadas detalhes horríveis, coisas que seria melhor não dizer. Estas revelações podem trazer muitos danos e fazer pouco bem.
O Nono Passo não consiste em aliviar nossas consciências culpadas e, sim, em assumir a responsabilidade pelos erros que cometemos. Trabalhando nosso Oitavo e Nono Passos, devemos procurar a orientação de nosso padrinho/madrinha e reparar nossos erros de modo que isto não nos leve a mais reparações. Não estamos apenas procurando libertação do remorso – estamos procurando libertação de nossos defeitos. Não queremos nunca mais causar danos a nossas pessoas amadas. Uma maneira de nos assegurar que não vamos fazê-lo é trabalhar a responsabilidade do Nono Passo, verificando nossos motivos e discutindo com nosso padrinho/madrinha as reparações que planejamos, antes de fazê-las.
Só por hoje: Eu desejo aceitar a responsabilidade por meus atos. Antes de fazer qualquer reparação, eu vou falar com meu padrinho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Rei Bebê

As temíveis reservas na adicção

Recado da doença chamada adicção