Só por hoje Impotência e 20 de fevereiro responsabilidade pessoal


“Através da nossa inabilidade de aceitar responsabilidades pessoais,
estávamos realmente criando nossos próprios problemas”

Texto Básico, p. 14

Quando recusamos assumir responsabilidades em nossas vidas, abrimos mão de todo o nosso poder pessoal. Precisamos lembrar que somos impotentes perante nossa adicção, não sobre nosso comportamento pessoal.
Muitos de nós temos usado erroneamente o conceito de impotência para evitar tomar decisões ou para se apegar às coisas do passado. Alegamos impotência perante nossas próprias ações. Culpamos os outros pelas circunstâncias em vez de tomar atitudes positivas para mudar tais circunstâncias. Se continuarmos a evitar responsabilidades alegando que somos “impotentes”, estabeleceremos para nós o mesmo desespero e miséria que experimentamos em nossa adicção ativa. Realmente, temos o potencial de passar vários anos de nossa recuperação nos sentindo como vítimas.
Em vez de viver nos omitindo, podemos aprender a fazer escolhas responsáveis e a correr riscos. Podemos cometer erros, ma podemos aprender com nossos erros. Um elevado conhecimento de nós mesmos e uma crescente boa vontade para aceitar responsabilidades próprias nos dão liberdade para mudar, fazer escolhas e crescer.
Só por hoje: Meus sentimentos, ações e escolhas são meus. 
Eu vou aceitar responsabilidades por eles

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Rei Bebê

As temíveis reservas na adicção

Recado da doença chamada adicção