Só por hoje 26 de Fevereiro -Remorso



“O Oitavo Passo oferece uma grande mudança numa
vida dominada pela culpa e pelo remorso”.
Texto Básico, p. 42

Remorso era um dos sentimentos que nos mantinha usando. Tropeçamos no caminho durante a adicçao ativa, deixando um rastro de desgosto e devastação dolorosa de imaginar. Nosso remorso era freqüentemente intensificado por nossa percepção de que não poderíamos fazer nada sobre o prejuízo que causávamos; não tinha jeito.
Removemos parte da força do remorso quando o encaramos de frente. Começamos o Oitavo Passo fazendo realmente uma lista de todas as pessoas que prejudicamos. Admitimos participação em nosso doloroso passado.
Mas o Oitavo Passo não nos pede a correção de todos os nossos enganos; meramente pede que nos tornemos dispostos a fazer reparações a todas essas pessoas. À medida que nos dispomos a reparar o prejuízo que causamos, reconhecemos nossa disposição para mudar. Afirmamos o processo da recuperação.
Remorso não é mais instrumento que usamos para torturar-nos. Remorso tornou-se ferramenta que podemos usar para nos perdoar.

Só por hoje: Eu vou usar quaisquer sentimentos de remorso que possa ter como um trampolim para a recuperação através dos Doze Passos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Rei Bebê

As temíveis reservas na adicção

Recado da doença chamada adicção