Só por hoje O valor do passado - 7 de abril


“Esta experiência direta em todas as fases da doença e da recuperação é de
um valor terapêutico sem paralelo. Estamos aqui para compartilhar
livremente com qualquer adicto que queira se recuperar”.
Texto Básico, p. 11
A maioria de nós chegou no programa de recuperação com sérios arrependimentos. Não tínhamos terminado o segundo grau ou tínhamos perdido a oportunidade de freqüentar uma universidade. Tínhamos destruído amizades e casamentos. Tínhamos perdido empregos. E sabíamos que não podíamos mudar nada disso. Talvez tenhamos pensado que ficaríamos para sempre arrependidos e que deveríamos simplesmente encontrar um jeito de conviver com nossos arrependimentos.
Muito pelo contrário, descobrimos que nosso passado representa uma mina de ouro inexplorada, assim que somos chamados para partilhar com um recém-chegado ainda em conflito. À medida que ouvimos alguém partilhar seu Quinto Passo, podemos dar uma forma especial de conforto, que ninguém poderia proporcionar – nossa própria experiência. Fizemos as mesmas coisas. Tivemos os mesmos sentimentos de vergonha e remorso. Podemos nos identificar – e eles também.
Nosso passado é precioso – de fato, é inestimável – porque podemos vir a usá-lo em sua íntegra para ajudar um adicto que ainda sofre. Nosso Poder Superior pode atuar através de nós quando compartilhamos nosso passado. Esta possibilidade é o porquê de estarmos aqui, e sua realização é a meta mais importante que temos a alcançar.
Só por hoje: Eu não vou ter mais arrependimento por meu passado, porque com ele, posso compartilhar com outros adictos, talvez evitando a dor ou mesmo a morte de alguém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Rei Bebê

As temíveis reservas na adicção

Recado da doença chamada adicção