Só por hoje Mais do que uma motivação para crescer 1º de outubro


“Aprendemos que a dor pode ser um fator que motiva a recuperação“.
Texto Básico, p. 32

Sempre que sentimos dor, pensamos: “Dor – quem precisa dela!” Não vemos nenhum bom propósito para a dor. Parece ser um exercício de sofrimento sem sentido. Se alguém nos menciona crescimento espiritual quando sentimos dor, provavelmente reagimos desgostosos e nos afastamos, pensando que nunca havíamos encontrado uma pessoa tão indesejável.
Ma, e se os seres humanos não sentissem dor – nem física nem emocional? Parece um mundo ideal? Não é bem assim. Se não fôssemos capazes de sentir dor física, não saberíamos quando piscar para expulsar um cisco do olho; não saberíamos quando nem mesmo quando nos virar dormindo. Simplesmente abusaríamos de nós mesmos por falta de um sistema natural de alerta.
O mesmo é verdade para a dor emocional. Como saberíamos que nossas vidas se tornaram incontroláveis, se não tivéssemos sentido dor? Da mesma maneira que a dor física, a dor emocional nos indica quando parar de fazer algo que machuca.
Mas a dor não é apenas um fator de motivação. A dor emocional proporciona uma base de comparação quando estamos felizes. Não poderíamos apreciar a alegria sem conhecer a dor.
Só por hoje: Eu aceitarei a dor como uma pedra necessária da vida. Sei que, no mesmo nível em que posso sentir dor, também posso sentir alegria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As temíveis reservas na adicção

Recado da doença chamada adicção

O Rei Bebê