Só por hoje Mais do que uma motivação para crescer 1º de outubro


“Aprendemos que a dor pode ser um fator que motiva a recuperação“.
Texto Básico, p. 32

Sempre que sentimos dor, pensamos: “Dor – quem precisa dela!” Não vemos nenhum bom propósito para a dor. Parece ser um exercício de sofrimento sem sentido. Se alguém nos menciona crescimento espiritual quando sentimos dor, provavelmente reagimos desgostosos e nos afastamos, pensando que nunca havíamos encontrado uma pessoa tão indesejável.
Ma, e se os seres humanos não sentissem dor – nem física nem emocional? Parece um mundo ideal? Não é bem assim. Se não fôssemos capazes de sentir dor física, não saberíamos quando piscar para expulsar um cisco do olho; não saberíamos quando nem mesmo quando nos virar dormindo. Simplesmente abusaríamos de nós mesmos por falta de um sistema natural de alerta.
O mesmo é verdade para a dor emocional. Como saberíamos que nossas vidas se tornaram incontroláveis, se não tivéssemos sentido dor? Da mesma maneira que a dor física, a dor emocional nos indica quando parar de fazer algo que machuca.
Mas a dor não é apenas um fator de motivação. A dor emocional proporciona uma base de comparação quando estamos felizes. Não poderíamos apreciar a alegria sem conhecer a dor.
Só por hoje: Eu aceitarei a dor como uma pedra necessária da vida. Sei que, no mesmo nível em que posso sentir dor, também posso sentir alegria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Rei Bebê

As temíveis reservas na adicção

Recado da doença chamada adicção