Os 12 Passo A.A. (Alcoólicos Anônimos)

Não é só um programa para dependentes de álcool e sim para todos os tipos de drogas.

  1. Admitimos que éramos impotentes perante o álcool - que tínhamos perdido o domínio sobre nossas vidas: Quem se dispões a admitir a derrota completa? Quase ninguém é claro. Todos os instintos naturais gritam contra a idéia da impotência pessoal. É verdadeiramente terrível admitir que, com o copo na mão, temos convertido nossas mentes numa tal obsessão pelo beber destrutivo, que somente um ato da Providência pode removê-la.
  2. Viemos a acreditar que um Poder Superior a nós mesmos poderia devolver-nos à sanidade: A partir do momento em que se lê o Segundo Passo, a maioria dos novos em AA, enfrenta um dilema, às vezes bastante sério. Quantas vezes os temos ouvido reclamar: "olhem o que vocês fizeram conosco. Convenceram-nos de que somos alcoólicos e que nossas vidas são ingovernáveis.
  3. Decidimos entregar nossa vontade e nossa vida aos cuidados de Deus, na forma em que O concebíamos: A prática do Terceiro Passo é como abrir uma porta que até então parecia estar fechada à chave. Tudo o que precisamos é a chave e a decisão de abrir a porta.Existe apenas uma só chave, e se chama boa vontade. Uma vez usada a chave da boa vontade, a porta se abre quase que sozinha. Olhando-se através dela, ver-se-á um caminho ao lado do qual há uma inscrição que diz: "Eis o caminho em direção aquela fé que realmente funciona.
  4. Fizemos minucioso e destemido inventário moral de nós mesmo: A criação nos deu os instintos por alguma razão. Sem eles não seríamos seres humanos completos. Se os homens, as mulheres não se esforçassem a fim de se sentir seguros, a fim de conseguir alimento ou construir abrigo, não sobreviveriam se não se reproduzissem, a Terra não seria povoada; se não existissem o instinto social,  se os homens não se interessassem pelo convívio com seus semelhantes, não haveria sociedade. Portanto, estes desejos - pela relação sexual, pela segurança material e emocional, e pelo companheirismo - são perfeitamente necessários e naturais, e certamente dados a nós por Deus.
  5. Admitimos perante Deus, perante a nós mesmos e perante outro ser humano, a natureza exata da nossa falha: Todos os 12 Passos de AA nos pedem para atuar em sentido contrário aos nossos desejos naturais, todos desinflam nosso ego, Quando se trata de desinflar o ego, poucos são mais duros de aceitar o Quinto. Mas dificilmente, algum deles é mais necessário para obtenção da sobriedade prolongada e à paz de espírito do que este.
  6. Prontificamo-nos inteiramente a deixar que Deus removesse todos esses defeitos de caráter:Este é o Passo que separa os adultos dos adolescentes...Eis o que declara um clérigo muito querido que, por sinal, é um dos melhores amigos de AA.Ele prossegue para explicar que qualquer pessoa cheia de disposição e honestidade suficientes para, repetidamente, experimentar o sexto Passo com respeito a todos seus defeitos-em absoluto sem qualquer reserva-tem realmente andado um bom pedaço no campo espiritual, e, portanto, merece ser chamado de um homem que está sinceramente empenhado em crescer à imagem e semelhança do Criador.
  7. Humildemente rogamos a Ele que nos livrasse de nossas imperfeições:Já que este passo trata tão especificamente da humildade, deveríamos fazer uma pausa aqui para pensar sobre o que é a humildade e o que a sua prática poderá significar para nós.
  8. Fizemos uma relação de todas as pessoas a quem tínhamos prejudicado e nos dispusemos a reparar os danos a elas causados: Os Oitavo e Nono Passo se preocupam com as relações pessoais.
  9. Fizemos reparações diretas dos danos causados a tais pessoas, sempre que possível, salvo quando fazê-las significasse prejudica-las ou a outrem: Bom senso, um cuidadoso sentido de escolha do momento, coragem e prudência-eis as qualidades que precisamos ter quando damos o Nono Passo,
  10. Continuamos fazendo o inventário pessoal e quando estávamos errados, nós o admitíamos prontamente: Quando vamos praticando nos nove primeiros passos, estamos nos preparando para a aventura de uma nova vida. Mas, ao nos aproximarmos do Décimo Passo, começamos a nos submeter à maneira de viver de AA, dia após dia, em tempo bom ou mau. Então, vem a prova decisiva: podemos permanecer sóbrios, manter nosso equilíbrio emocional e viver ultimamente sob quaisquer condições?
  11. Procuramos através da prece e da meditação, melhorar nosso contato consciente com Deus, na forma em que O concebíamos, rogando apenas o conhecimento de Sua vontade em relação a nós, e forças para realizar essa vontade: A oração e a meditação são nossos meios principais de contato consciente com Deus.
  12. Tendo experimentado um despertar espiritual, graças a estes Passos, procuramos transmitir esta mensagem aos alcoólicos e praticar estes princípios em todas as nossas atividades: No Décimo Segundo Passo de AA, o prazer de viver é o tema e a ação sua palavra chave. Chegou a oportunidade de nos voltarmos para fora em direção de nossos companheiros alcoólicos ainda aflitos, Nessa altura, estamos experimentando o dar pelo dar, isto é, nada pedindo em troca.Agora começamos a praticar todos os Doze Passos em nossa vida diária para que possamos todos, nós e as pessoas que nos cercam, encontrar a sobriedade emocional, Quando conseguimos ver em que o Décimo Segundo Passo implica, vemos que se trata do amor que não tem preço.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Rei Bebê

As temíveis reservas na adicção

Recado da doença chamada adicção