Como a família deve reagir quando descobre que seu filho está usando drogas?

A primeira atitude é de calma, sem desespero, conversar, melhorar a comunicação com o jovem, procurar ajuda espiritual, ler, buscar ajuda e o mais importante realizar uma revisão geral nas relações, procurar conversar sobre os sentimentos verdadeiros, trabalhar as diferenças e os conflitos com equilíbrio. 
Verificar o grau de comprometimento do jovem, ele pode estar no início, usar ainda recreativamente. Tenho visto excelentes resultados com terapia familiar, todos os membros da família fazem parte do problema e da solução, muitas vezes o usuário é o bode expiatório da família, ou ele carrega a culpa e a depressão de todos. 
Todos precisam de ajuda e de se reverem. 
Os pais precisam compreender que apenas uma minoria transforma-se em dependente químico, principalmente aqueles que possuem pais dependentes de drogas, ou dificuldades pessoais ou familiares, neste caso a família está tão desestruturada que pouco pode atuar para um processo de ajuda. Quanto mais neutra e apagada for a relação do jovem com os pais, mais a droga vai completar sua personalidade.

Não tenha vergonha pois este "mal não atinge somente a sua família.

Busque ajuda! As pessoas encontram conforto e suporte para lidar com a situação, quando buscam ajuda especializada.


A dependência química é uma doença e tem tratamento!


SEJA FORTE E NÃO PERCA A ESPERANÇA NUNCA!

Quando muitos acham que está tudo perdido aí que estamos enganados, nunca é tarde pra recomeçar!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Rei Bebê

As temíveis reservas na adicção

Recado da doença chamada adicção