Colocar-se no lugar do outro


Os dependentes químicos são marginalizados, excluídos da sociedade, as pessoas tem medo.
São rotulados de drogadas, maconheiros, vagabundos, marginais, crakudos, ladrão e por aí vai...
Acredito que devemos ter cuidado com as palavras, não sabemos o porque que estão nesta situação.
Temos que lembrar que todos eles, tem família, tem um pai, uma mãe, um irmão, um tio, algum familiar que sofre por ele.E se hoje ele está na rua é porque a doença fala mais alto e a doença da família está falando mais alto também, não sabemos e não podemos julgar o porque das atitudes das pessoas.
Ao invés de rotular, coloque-se no lugar deles, e se você seu filho? você iria tolerar ouvir chamar ele de drogado, vagabundo? Iria aceitar ele usando dentro de casa?

A doença da drogadição não escolhe pobre ou rico, classe média, alta ou baixa. Ela é uma doença e portanto não escolhe onde vai bater. Não se ache melhor do que quem usa, um dia pode ser você, pode ser na sua família.Um dia, o vagabundo, mal caráter, mal educado, drogado, ladrão pode ser sim o seu filho, o seu marido. Pense nisso. Coloque-se no lugar do outro.

Não culpe ninguém, amigos, mãe de amigo, seja lá quem for.Meu familiar se envolveu com drogas, fato, a culpa não existe, se ele usava com os amigos, os amigos usavam com ele. Assim como podemos acusar alguém, alguém pode acusa-lo também.Se alguém iniciou ele neste mundo, pode ter acontecido, sim, mais e se ele iniciou alguém?

Pense, reflita, busque conhecer e entenda, não existe culpados, não existe vergonha, não existe eu tenho dinheiro, casa, carro, familiar completa(como manda a sociedade; pai , mãe e filhos juntos); realmente e verdadeiramente a doença quando aflora, não adianta casa, carro, dinheiro...

Lembrem-se que o que existe é a droga, que provoca dependência e ativa a compulsão(doença). Os culpados, ainda não sei quem são, mais o importante é levar esta mensagem para que mais e mais pessoas busquem refletir, busquem ajuda e acima de tudo entendam que pode acontecer com qualquer um e que não devemos julgar absolutamente ninguém, pois não sabemos como iremos agir se acontecer com a gente.

E se você que está lendo esta mensagem, está desconfiado que seu familiar esta usando drogas, não tenha vergonha, BUSQUE AJUDA, procure um grupo de AMOR EXIGENTE, tenha fé e acredite que sim é possível vencer. Entenda o que é a droga, os tipos de drogas, os tratamentos, para que possa ajudar seu familiar e se ajudar também, isso mesmo, se ajudar, porque o familiar fica doente(co-dependência)também.

Se você que está lendo esta mensagem já rotulou muitos dependentes, mude sua atitude já e reflita, coloque-se no lugar do outro.E aprenda que a dependência química é uma doença.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Rei Bebê

As temíveis reservas na adicção

Recado da doença chamada adicção