26 Junho Dia Mundial de Combate as Drogas

Então hoje temos esta data como dia mundial de combate as drogas, um dia ontem muitos se focam para falar sobre drogas, dependência química, uso abuso, etc etc
Mais fico me perguntando e no dia a dia? nos demais dia do ano, o que fazemos para combater as drogas?
Até acredito que datas assim sejam importantes para chamar a atenção(mais ainda) da população.

Sempre acreditei e não só depois de descobrir que tenho um filho dependente químico, que este tipo de assunto NUNCA pode ser tabu e que as famílias NUNCA podem pensar que comigo não vai acontecer, obvio que não queremos, mais não estamos longe, "protegidos"..
Nunca é tarde lembrar que DQ é doença, ela está lá instalada no ser, pode ou não se manifestar, portanto, NÃO estamos imunes a ela.
E dentro disso sempre busquei saber sobre DQ e drogas, por um longe período fui facilitadora de Ciclo de Pais na casa espírita, onde sempre estudamos assuntos da família e todos os anos tínhamos o tema Drogas (sempre sugerido pelos pais).
Obviamente que com a descoberta do uso, esse meu estudo sobre o assunto se intensificou e senti a necessidade de divulgar mais (era algo que eu já queria antes mais não tinha achado o formato).


O importante mesmo e tenho a certeza é que possamos por alguns minutos que sejam, parar para analisar como está nossa família, como está comportamento de nossos filhos:
01) Há mudança de comportamento? (muitos pais acham normal as mudanças de comportamentos de filhos adolescentes, mais na maioria dos casos não é não e lembre-se NÃO estamos imune a esta doença; posso dar a melhor educação, disponibilizar uma boa parte do meu tempo aos meus filhos, mesmo assim NÃO estamos imune.
02) Desconfia de algo? Se desconfia, não deixa pra depois, vai lá busca saber, investiga mesmo e lembre-se, eles SEMPRE terão uma resposta para nossas desconfianças e questionamentos.
03) Descobriu algo? Converse abertamente e muito sinceramente com os demais membros da família e BUSQUE ajuda, não pense que ele poderá não usar mais, na grande maioria dos casos, quando são descobertos, eles mudam o comportamento por um certo período, para que possam mostrar que podemos acreditar neles...
Hoje, se ouve muito dizer"mais é só bebida em festas que ele toma, dentro da minha casa não, no dia a dia ele não bebe"

Para quem não sabe, ou não acredita(busque pesquisas) a porta de entrada para outras drogas é o álcool, pergunte-se: porque para se divertir nosso filho tem que ser igual a maioria dos jovens? porque para se divertir ele precisa beber?
Muitos pais também acham normal usar maconha, afinal é coisa de jovem e hoje tem em tudo que é esquina. Realmente, encontra-se maconha, crack, cocaína, em qualquer esquina e em qualquer festa da mais barata a mais cara, mais e aí? Droga não é modismo é um assunto extremamente sério..Usar maconha NÃO é normal não, a maconha tem muitos efeitos colaterais e muitas vezes, na imensa maioria com o tempo ela se torna pouco e aí vem a cocaína, o crack, etc etc.
Eu sempre falei e continuo falando que é necessário conhecer realmente os filhos que temos, olhar para eles com olhos de ver e saber as más tendências de nossos filhos, só assim veremos quando eles precisam de ajuda

Podem ter certeza que não é só porque tenho um DQ em casa que falo tudo, está tudo na mídia, para quem realmente quiser saber e conhecer basta ir atras da informação
E realmente, por conhecer meus filhos é que eu notei que algo estava errado e fui atras , fui investigar...

Alguns podem questionar, como ela pode falar naturalmente que tem um DQ? Como ela não tem vergonha? Porque ela não deixa em off este assunto?
Realmente falo naturalmente hoje em dia, NÃO adianta esconder, é até pior, se sou julgada, se há o preconceito, não me importo nenhum pouco com isso, a minha realidade e assim como fui e sou ajudada com a realidade de muitos familiares que não escondem nada sobre a dependência de seus familiares faço o mesmo, me ajuda e pode ajudar outras pessoas.
Obviamente que num primeiro momento a vergonha existiu mais de que adianta? NADA,absolutamente NADA, vergonha de uma doença? Porque?...




E então o que fazer neste dia "especial"?
Analise a fundo como está sua família
Analise como você convive com o álcool dentro de sua casa
Está com problemas de álcool e drogas? CORRA!!! Busque ajuda!! Existe diversas formas de ajuda, não deixe para amanhã, pois o uso só aumenta e a doença progride muito rápido
Busque saber mais sobre o assunto DROGAS, NUNCA é demais!
LEMBRE-SE converse abertamente sobre este assunto em casa, não esconda algo que se vê e se vive no dia a dia cada vez mais.




Acho que era isso!!! pra hoje, para este post!!
NÃO ESQUEÇA BUSQUE CONHECER/ESTUDAR!

Beijo grande no coração de cada um que está lendo este artigo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Rei Bebê

As temíveis reservas na adicção

Recado da doença chamada adicção