Só por hoje Valores verdadeiros 1º de setembro


“Somos capazes de tomar decisões acertadas e com amor, baseadas
em princípios e ideais que têm real valor em nossas vidas“.
Texto Básico, p. 115
A adicção ativa nos deu um determinado conjunto de valores e princípios que aplicamos em nossas vidas. “Você me empurrou”, um destes valores nos dizia, “então, eu ter empurro também, e com força”. “É meu”, era outro valor gerado por nossa doença. “Certo, tudo bem, talvez não fosse meu no começo, mas eu gostei disso, então eu fiz ser meu”. Estes valores praticamente não eram valores verdadeiros, mas sim racionalizações e, com certeza, não nos ajudaram a tomar decisões sábias e amorosas. De fato, serviram, basicamente, para nos afundar ainda mais na cova que já tínhamos cavado para nós mesmos.
Os Doze Passos nos dão uma forte dose de valores verdadeiros, do tipo que nos ajuda a viver em harmonia conosco e com aqueles à nossa volta. Depositamos nossa fé em um Poder Superior e não em nós mesmos, nossas famílias ou nossas comunidades – fazendo assim, nos tornamos seguros a ponto de sermos capazes de confiar em nossas comunidades, nossas famílias e até em nós mesmos. Aprendemos a ser honestos em qualquer circunstância e parar de fazer coisas que podemos querer esconder. Aprendemos a aceitar a responsabilidade por nossas ações. “É meu” é substituído por um espírito de abnegação. Este é o tipo de valor que nos ajuda a nos tornar uma parte responsável e produtiva da vida à nossa volta. Em vez de nos enterrar mais fundo em uma cova, estes valores nos devolvem para o mundo dos vivos.
Só por hoje: Eu estou grato pelos valores que desenvolvi. Tenho gratidão pela capacidade que me deram de tomar decisões sábias e amorosas como um membro responsável e produtivo de minha comunidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Rei Bebê

As temíveis reservas na adicção

Recado da doença chamada adicção