Só por hoje Ouvindo 9 de dezembro


“Esta capacidade de ouvir é uma dádiva, e cresce à medida
que crescemos espiritualmente. A vida assume um novo
significado quando nos abrimos a esta dádiva.”
Texto Básico, p. 116

Alguma vez você já observou duas criancinhas conversando? Uma fala sobre dragões coloridos, enquanto a outra fala sobre como é desconfortável ter areia dentro dos sapatos. Às vezes encontramos os mesmos problemas de comunicação, à medida que aprendemos a ouvir os outros. Talvez nas reuniões nos debatamos tentando desesperadamente ouvir a pessoa partilhando, enquanto nossas mentes estão ocupadas pensando no que iremos dizer quando for nossa vez de falar. Quando conversamos, podemos de repente perceber que nossas respostas não têm nada a ver com as perguntas que estão fazendo. Elas são na verdade discursos preparados nas garras da nossa auto-obsessão.
Aprender a ouvir – realmente ouvir – é tarefa difícil, mas não está além do nosso alcance. Podemos começar identificando em nossas respostas o que nosso companheiro está dizendo. Podemos perguntar se há alguma coisa que possamos fazer para ajudar quando alguém expressa um problema.
Com um pouco de prática, nos libertaremos mais da nossa auto-obsessão e faremos um contato mais próximo com as pessoas em nossas vidas.
Só por hoje: Eu aquietarei meus próprios pensamentos e ouvirei o que o outro está dizendo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Rei Bebê

As temíveis reservas na adicção

Recado da doença chamada adicção