Só por hoje 14 de dezembro Adicção, drogas e recuperação




“Adicção é uma doença física, mental e espiritual que
afeta todas as áreas de nossas vidas.”
Texto Básico, p. 21
Antes de começar a usar, muitos de nós tinham um estereótipo, uma imagem mental de como os adictos deveriam parecer. Alguns de nós imaginávamos um drogado roubando armazéns para comprar droga. Outros imaginavam um recluso paranóico tentando enxergar a vida por detrás de cortinas perpetuamente cerradas e portas trancada. Como não cabíamos em nenhum desses estereótipos – pensávamos –, não poderíamos ser adictos.
Enquanto nosso uso progredia, descartávamos essas concepções errôneas sobre drogas. Podemos ter pensado que adicção significava hábito físico, acreditando que qualquer droga que não produzisse hábito físico não era adictiva. Ou pensávamos que as drogas que consumíamos estavam causando todos os nossos problemas. Pensávamos que apenas nossa libertação das drogas devolveria a sanidade às nossas vidas.
Uma das lições mais importantes que aprendemos em Narcóticos Anônimos é que adicção é muito mais do que as drogas que usávamos. A adicção é uma parte de nós, é uma doença que envolve cada área de nossas vidas, com ou sem drogas. Podemos ver seu efeito em nossos pensamentos, nossos sentimentos, nosso comportamento, mesmo depois de pararmos de usar. Por causa disso, precisamos de uma solução que funcione para cada área de nossas vidas: os Doze Passos.
Só por hoje: Adicção não é uma doença simples, mas tem uma solução simples. Hoje, viverei nesta solução: os Doze Passos da recuperação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Rei Bebê

As temíveis reservas na adicção

Recado da doença chamada adicção