Só por hoje 24 de novembro Recuperar-se com gratidão


“Alimentamos o pensamento de que não estava valendo
a pena ficarmos limpos e os velhos pensamentos
incitam a autopiedade, o ressentimento e a raiva.”

Texto Básico, p. 111

Existem dias em que alguns de nós chafurdam em autopiedade. Isto é, fácil de ocorrer. Podemos ter expectativas sobre como nossas vidas deveriam estar em recuperação, expectativas que nem sempre são alcançadas. Talvez tenhamos tentado controlar alguém sem sucesso, ou pensamos que nossa situação deveria ser diferente. Talvez tenhamos nos comparado com outros adictos em recuperação, sentindo-nos inferiores. Quanto mais tentarmos fazer nossa vida de acordo com nossas expectativas, mais desconfortáveis nos sentiremos. A autopiedade pode ser o resultado de viver em nossas expectativas e não no mundo como ele é realmente.
Quando o mundo não atende nossas expectativas, são geralmente nossas expectativas que precisam ser ajustadas, não o mundo. Podemos começar desenvolvendo gratidão por nossa recuperação, comparando nossas vidas, hoje, com a maneira de viver a que estávamos acostumados. Podemos estender este exercício de gratidão contando as coisas boas em nossas vidas, nos tornando agradecidos pelo fato de o mundo não ser conforme nossas expectativas, porém melhor. E, se continuarmos trabalhando os Doze Passos e, além disso, cultivando gratidão e aceitação, o que podemos esperar do futuro é mais crescimento, mais felicidade e mais paz de espírito.
Muito nos tem sido dado em recuperação; estar limpo tem valido a pena. A aceitação de nossas vidas, só por hoje, nos liberta da autopiedade.

Só por hoje:

Eu vou aceitar minha vida,
com gratidão, assim como ela é.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Rei Bebê

As temíveis reservas na adicção

Recado da doença chamada adicção