Falando sobre maconha, precisamos tomar uma atitude



A maconha por si só, ela não possui em sua composição, substâncias que despertam o desejo do usuário a migrar para outras drogas, mas sabemos que há uma grande parcela de fumantes da erva que acabam enveredando  para as consideradas "mais pesadas".
Os que a usam sabe  que causa uma dependência e danos a saúde(mesmo afirmando que não) mas mesmo assim optam pelo uso.


Porque isto acontece?

Porque ela é uma das portas de entrada para outras drogas?

A curiosidade, a busca por novas sensações, a proximidade com usuários de outras drogas, levam muitos jovens a conhecer e usar outras drogas.
Mesmo afirmando que não causa doença e dependência, eles seguem usando porque nós seres humanos sempre achamos que com a gente tudo será diferente, sempre acham que conseguem parar a hora que quiserem e que usam pouco, com controle.


Efeitos no organismo
Ao chegar na corrente sangüínea, a maconha passa por todos os tecidos do organismo. As sensações experimentadas variam conforme a quantidade e teor THC e a via de introdução e absorção. Os efeitos variam muito de indivíduo para indivíduo e dependem da personalidade e mesmo do grau de experiência do indivíduo no uso da droga.
A seguir listamos alguns efeitos causados pelo uso da maconha:
A curto prazo, os efeitos comportamentais típicos são:
  • período inicial de euforia (sensação de bem-estar e felicidade, seguido de relaxamento e sonolência).
  • risos espontâneos (risos e gritos imoderados como reação a um estímulo verbal qualquer).
  • perda da definição de tempo e espaço: o tempo passa mais lentamente (um minuto pode parecer uma hora ou mais), e as distâncias são calculadas muito maiores do que realmente são (um túnel de 10 metros de comprimento por exemplo pode parecer ter 50 ou 100 metros).
  • coordenação motora diminuída: perda do equilíbrio e estabilidade postular.
  • alteração da memória recente.
  • falha nas funções intelectuais e cognitivas.
  • maior fluxo de idéias
  • pensamento mais rápido que a capacidade de falar,dificultando a comunicação oral, a concentração, o aprendizado e o desenvolvimento intelectual.
  • idéias confusas.
  • aumento da freqüência cardíaca (taquicardia).
  • hiperemia das conjuntivas (olhos vermelhos).
  • aumento do apetite (especialmente por doces) com secura na boca e garganta.
Doses mais altas de podem levar a:
  • alucinações, ilusões e paranóias.
  • pensamentos confusos e desorganizados.
  • despersonalização.
  • ansiedade e angústia que podem levar ao pânico.
  • sensação de extremidades pesadas.
  • medo da morte.
  • incapacidade para o ato sexual (até impotência).
A longo prazo, a extensão dos danos, bem caracterizados,
  • se restringem ao sistema pulmonar e cardiovascular.Maior risco de desenvolver câncer de pulmão.
  • diminuição das defesas, facilitando infecções.
  • dor de garganta e tosse crônica.
  • aumenta os riscos de isquemia cardíaca.
  • percepção do batimento cardíaco.

Mais afinal quais as doenças relacionadas ao uso da maconha?

Atividade locomotora: A maconha promove, de maneira geral, uma diminuição da atividade motora, fazendo com que a pessoa se movimente menos e possa chegar a um estado de sonolência. Porém, dependendo da dose de tetrahidrocanabinol (THC) – princípio ativo com efeitos mais pronunciados da maconha –, a reação também pode ser oposta, levando a uma sensação de euforia e intensificação dos movimentos.

Frequência cardíaca: Principalmente em pessoas que usam a droga pela primeira vez, pode haver um aumento da frequência cardíaca. “Não chega a ser um efeito que pode levar a um infarto, por exemplo, mas é um aumento muito evidente. A pessoa pode se sentir incomodada e ansiosa, e isso pode ser um risco no caso de indivíduos que tenham histórico pessoal ou familiar de transtorno de ansiedade ou pânico”, explica o biólogo.

Diminuição da temperatura e aumento do apetite: Assim como a maconha provoca a diminuição da atividade motora, também leva a uma diminuição da temperatura corporal, que configura um quadro de hipotermia. Ela pode ainda estimular o sistema digestivo e aumentar o apetite. Boca seca e olhos avermelhados também são alguns dos efeitos observados após o uso.

Humor: Quanto aos efeitos no humor do usuário, a droga tanto pode provocar relaxamento e calma quanto uma sensação de ansiedade e angústia. Novamente, isso depende das características do usuário e da substância. “Maconha com maior concentração de THC tende a induzir reações de ansiedade com maior frequência, em comparação com a maconha com menor concentração de THC, segundo estudos”, compara Maia. Quando o usuário tem histórico médico de ansiedade, os riscos de a droga despertar emoções negativas são maiores.
 
Pânico Agudo: Uma reação de pânico tende a ocorrer em usuários sem experiência que acham a perda do controle de seus pensamentos bastante assustadora.
Esses indivíduos podem ser algo paranóides, e seus pensamentos podem parecer desagregados. Seu temor mais freqüente é de que eles nunca "voltarão ao normal".
O tratamento consiste em reassegurar ao paciente que ele não está ficando maluco, que os sintomas foram causados por uma dose excessiva de maconha e desaparecerão em algumas horas. O uso de medicação psicotrópica é desnecessário.

Esquizofrenia:Fumar maconha pode adiantar em quase três anos o aparecimento de esquizofrenia e de outros quadros psicóticos. Pessoas com histórico familiar de esquizofrenia devem ser instruídas a jamais usar essa droga. Não dá pra arriscar", diz Hélio Elkis, coordenador do Projeto Esquizofrenia do Hospital das Clínicas de São Paulo.Segundo o psiquiatra, quanto mais cedo aparece a doença, pior o prognóstico. "Se surge na adolescência, o cérebro não teve tempo de se desenvolver completamente." Isso piora o deficit cognitivo, próprio do transtorno.

Temos aqui um resumo bem básico sobre a maconha mais que nos leva para uma conclusão:
Não arrisque sua vida! Não use!
Está tão "comum" o uso da maconha e a cada ano este uso inicia cada vez mais cedo e nós temos o dever de dizer não a isso.

Está tendo uma votação no Senado para a liberação(vender normalmente) ou não da maconha e é gritante e muito triste ver que as pessoas são muito a favor desta liberação
Vamos fazer alguma coisa! Tem que começar por nós!
Vamos votar com um NÃO, vamos compartilhar para que mais e mais pessoas entendam e saibam da importância da NÃO liberação da maconha.

VOTEM, VOTEM MUITO!!! DIVULGUEM MUITO! TEMOS ESTA FERRAMENTA MARAVILHOSA CHAMADA INTERNET! VAMOS FAZER O NOSSO PAPEL!

Link para a votação! VOTE NÃO!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Rei Bebê

As temíveis reservas na adicção

Recado da doença chamada adicção