Só por hoje Aconteça o que acontecer 3 de novembro


“Mais cedo ou mais tarde, teremos que caminhar com as nossas próprias pernas e encarar a vida como ela é. Por que não fazê-lo então desde o início?“.
Texto Básico, p. 97

Alguns de nós sentimos que deveríamos proteger o recém-chegado dizendo que, enquanto antes de tudo costumava ser horrível, agora que estamos em recuperação tudo é maravilhoso. Sentimos que poderíamos espantar alguém falando de dou ou dificuldades, casamentos terminados, ser roubado e fatos parecidos. Em um sincero e bem intencionado desejo de levar a mensagem, tendemos a falar enfaticamente apenas no que vai bem em nossas vidas.
Mas a maior parte dos recém-chegados já suspeita da verdade, mesmo que estejam limpos a poucos dias. É possível que “a vida em seus próprios termos”, para o recém-chegado comum, seja um pouco mais estressante do que a maneira como o companheiro mais antigo lida com seu dia-a-dia. Se conseguirmos convencer o recém-chegado de que a vida em recuperação se torna cor-de-rosa, será melhor ter certeza de estar presente para apoiá-lo quando algo der errado em sua vida.
Talvez apenas precisemos partilhar realisticamente o modo como usamos as ferramentas de Narcóticos Anônimos para aceitar “a vida em seus próprios termos”, quaisquer que possam ser estes termos. Recuperação e vida por si mesma contêm partes iguais de dor e alegria. É importante partilhar ambas, para o recém-chegado então saber que nós ficamos limpos, aconteça o que acontecer.
Só por hoje: Eu vou ser honesto com os recém-chegados com quem eu partilhar e vou deixá-los saber que, aconteça o que acontecer, não precisamos mais usar drogas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Rei Bebê

As temíveis reservas na adicção

Recado da doença chamada adicção