Como devo agir?

Olá minha gente!

Como contei aqui, houve o falecimento do pai dos meus filhos, devido ao uso abusivo do álcool (https://adependenciaquimica.blogspot.com/2018/09/mais-uma-morte-por-causa-das-drogas.html) e eu fiquei muito pensativa, me fazendo diversos questionamentos sobre ajudar um dependente químico.
Nós familiares nunca sabemos se o que estamos fazendo é o correto, se o que estamos fazendo vai ajudar ou não.
Não sabemos, acredito eu, qual é o nosso limite, muitas das vezes metemos os pés pelas mãos, como diz o ditado, tentamos de tudo com o propósito de ajudar nosso ente querido.
Nessa minha caminhada eu já ouvi de tudo e mais um pouco que se fez para ajudar e eu sinceramente acredito que devemos fazer tudo que está ao nosso alcance para que mais tarde não tenhamos aquele pensamento "e se eu tivesse feito isso ou aquilo", pois este tipo de pensamento nos leva para um processo de culpa que não é nada bom para ninguém.
O que fiquei me questionando, foi o processo que meu ex passou. Por diversas vezes ele buscou ajuda mas como sabemos que acontece, ele sempre voltou a vida que tinha. Quando ele foi novamente buscar ajuda, já estava tarde demais e foi isso que me deixou bem pensativa.
Fico pensando se o adicto não precisa de uma pessoa que além de incentivar a recuperação, não o acompanhe nas consultas, nos grupos. Meu pensamento foi :"será que se ele tivesse alguém que o acompanhasse até as consultas médicas não seria diferente? Eu sei que isso é bem difícil e complicado porque nós temos que seguir a nossa vida, trabalhar, estudar, etc,mas confesso que fiquei bem pensativa. Acredito que alguns precisam deste incentivo e confesso que com o que aconteceu eu fiquei refletindo na forma que procedo com meu adicto quando ele tem as recaídas.

Estou refletindo, se não devo mudar de estratégia, agir diferente  estes pensamentos estão bem pertinentes em mim. O que descobri com tudo isso é que não podemos ficar com uma ideia fixa de como agir, temos que ser flexíveis pelo menos pensar nas possibilidades,no que se pode fazer e se tiver que mudar a estrategia mudar.
Eu sempre agi da seguinte forma,recaiu tem que internar novamente, com tempo fui vendo que não é só internação que "salva", ela é mais uma ferramenta. Também em cada recaída dele eu me afastava e agora estou vendo que este não é o caminho, pois sabemos que eles travam uma batalha muito grande diariamente e muitas das vezes não conseguem vencer e acontece as recaídas.
Sigo pensando gente, sigo achando sempre uma forma de ajudar e acima de tudo lendo muito,me instruindo muito para saber o melhor caminho a seguir.

A ideia deste pequeno post é simplesmente mostrar que temos que estar abertos as mudanças de rota na nossa ajuda aos adictos que temos. Temos que ter a mente aberta e avaliar sempre o que estamos e como estamos fazendo e buscar sempre saber de todas as ferramentas que temos para nos ajudar e acima de tudo conhecer o nosso adicto pois só assim teremos uma melhor assertiva na ajuda, pois quando eu conheço ele eu sei o que pode ou não dar certo.
Que possamos sempre seguir pensando "como devo agir" pois só assim vamos buscando usar as alternativas (que são muitas) para ajudar nossos adictos nessa caminhada difícil deles.
Que o "como devo agir" seja uma constante em nossas vidas pois só assim também vamos nos tratando,nos conhecendo e buscando saber cada vez mais porque este é um dos grandes segredos da recuperação.



Não tenha medo de mudar!
Não tenha medo de pedir ajuda!









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Rei Bebê

As temíveis reservas na adicção

Recado da doença chamada adicção