A beleza da recuperação


Quando vamos pesquisar na internet sobre dependência química e/ou codependência, o que mais achamos são dores, lamentações, desesperos.

Vídeos apelativos, depoimentos de dor e de tristeza e pouco se fala da beleza que é viver em recuperação.

Hoje estava conversando com uma pessoa que entrou em contato com a nossa instituição para fazer parte do grupo de codependentes e falamos exatamente disso.

Cadê a esperança? Cadê os dias bons, a beleza da vida em recuperação?

Obviamente que  sei que nem todos os dias são fáceis (eu também tenho autos e baixos), claro que eu sei que ter um familiar no uso não é nada agradável, mas apesar de tudo isso existe beleza na vida.

Apesar de tudo isso a recuperação e possível e pouco se fala sobre isso. E deveríamos falar mais sobre isso, as pessoas já estão tão adoecidas que não conseguem ver que sim, existe vida, que sim é possível trilhar um novo caminho.

Eu não canso de falar que sou grata a dependência química na minha família e isso é muito real. A minha vida mudou por completo, valores, objetivos, sonhos e eu só tenho a agradecer.

Mostrei para esta moça, que chegou tão sem esperança, que tem tantos e tantos exemplos positivos e que podemos ter uma vida bela, cheia de realizações.

Conheci algumas pessoas especiais neste meio e que me ajudaram bastante, alguns, trago comigo. Caramba! Se eu for olhar lá atrás, eu iria dizer que isso era algo impossível. 

Meu livro é uma das belezas da minha recuperação, a Neusa que não gostava de ler, virou uma escritora!

E a maior beleza da recuperação para mim hoje é tudo que estou vivendo. Tenho uma pessoa incrível ao meu lado, como amigo e socio de uma instituição linda, com um projeto lindo. O nosso trabalho é incrível não só com os cursos, mas com os grupos terapêuticos. Quer coisa mais bela que isso? 

É tão bom viver em recuperação! Você aprende a dar valor as menores coisas do dia a dia, você aprende a ser grato, a dar risada até mesmo das insanidades já cometidas.

Eu vivo tanta coisa bacana, faço tanta coisa bacana que só a recuperação me proporcionou, não tenho dúvida disso e é disso que temos que falar, que temos que mostrar! 

Vamos buscar ler e assistir vídeos positivos, que nos deem esperança, que mostrem o lado positivo da recuperação, a beleza de se viver em recuperação!

Neusinha Brotto

Terapeuta

Especialista em Codependência


        


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Rei Bebê

As temíveis reservas na adicção

Recado da doença chamada adicção