A família influencia no tratamento do dependente químico?

Sabemos que a família sofre muito com esta problemática. Surgem tantos conflitos que geram sentimentos de tristeza, culpa, frustação, ansiedade e muito mais.

Eu costumo dizer que a família adoce e adoece muito, algumas das vezes (sem exagerar) até mais que o dependente químico.
O suporte e apoio da família é muito importante, em todas as vezes, e quando se inicia a recuperação nem se fala pois é nela que eles conseguem encontrar apoio, conforto, confiança, motivação, um porto seguro.
Mas para isso é muito importante que a família procure atendimento ajuda para ela, a família precisa entender da problemática, buscar ajuda de grupos de apoio, pois somente assim a família entenderá o seu papel . Medos, angústias, receios, o que fazer, como fazer, até onde eu posso ir, porque me sinto assim, mentiras, manipulações, são temáticas que
importantíssimas debatidas nos grupos que nos ajudam muito a ver melhor as situações e como podemos agir em cada situação.
A família precisa resgatar o seu amor próprio, o cuidado com os demais familiares, entender os papeis exercidos, para que se tenha uma convivência sadia e para que se possa saber como agir com serenidade nos momentos em que o sinal de alerta é ligado.
O apoio da família é mais uma ferramenta de ajuda ao dependente químico e com certeza é nos grupos que nos fortalecemos e aprendemos a agir de uma forma mais coerente, mais assertiva.
É através da família que o dependente químico também receberá apoio, não somente eu relação a sua recuperação, mas em todos os aspectos da busca de uma nova vida.
Portanto, você família que está lendo este post, busque um grupo de apoio à familiares de dependente químico, vai te ajudar imensamente e também ajudar o seu familiar, tenha certeza disso.😊

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Rei Bebê

As temíveis reservas na adicção

Recado da doença chamada adicção