As Fases para a Aceitação


Toda dor da alma, todo sofrimento para ser curado tem que haver aceitação.
O relacionamento entre a família e o dependente é uma relação extremamente dolorosa. A família sente as dores do fracasso, da vergonha e do preconceito. Sente-se as vezes traída por quem eles amarem intensamente. Então a negação vem como um mecanismo de defesa.
E o caminho para para se sair da negação até a aceitação pode ser muito longo...
Na codependencia isso acontece em vários circunstâncias. Do momento que se houve de um vizinho ou amigo “seu filho (filha, esposo) está usando drogas” até chegar a ter uma conversa franca sobre o assunto com ele, vê-lo sobre o efeito do álcool ou outras drogas ou mesmo encontrar alguma substância com ele, pode se passar anos. Do momento que o ente querido perdeu o controle até o momento da decisão de leva-lo a um tratamento, pode demorar muito tempo, quando não tarde de mais.


O processo de aceitação tem cinco fases distintas e que necessariamente se tem que passar, são elas:
1- NEGAÇÃO: Nessa fase tenta encontrar algum jeito de não entrar em contato com a realidade. É comum a pessoa não querer falar sobre o assunto, ela cria mentiras pra si mesmo, na tentativa de provar que o fato não é real. “Ele estava só experimentando”, “são as companhias” e assim por diante.


2- RAIVA: Quando se entende e percebe que não da mais pra negar a situação, o indivíduo se revolta com o mundo, se sente injustiçada e não se conforma por estar passando por isso, sente raiva de tudo e de todos e começa a procurar culpados para minimizar (outro mecanismo de defesa) a sua dor. “Também né, o pai só pensa em trabalhar”, “esse escola não presta, os professores não educam”´


3- NEGOCIAÇÃO: nessa fase o indivíduo começa a negociar, primeiro consigo mesmo, depois faz promessas a todos. “Vou ser uma pessoa melhor, serei mais gentil e simpático com as pessoas”, Prometo que não vou f\lar desse jeito nunca mais”, “vou mudar”.


4- DEPRESSÃO: fase em que a pessoa se retira para seu mundo interno, se isolando de todos, melancólica, se sentindo impotente diante da situação.


5- ACEITAÇÃO: É a fase onde o desespero desaparece, sentindo-se mais lucida e serena, a pessoa consegue enxergar a realidade como realmente é, estando pronta pra enfrentar todas as dificuldades.
identificar e ajudar a pensar junto com o paciente o estágio em que se encontra. A resolução do estágio exige a vivencia de sentimentos e pensamentos que o indivíduo evitava.


Cada estágio exige a vivência de sentimentos e pensamentos que antes eram evitados. O exercício de se identificar em que estágio me encontro na minha codependencia é de grande auxílio para o progresso da recuperação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Rei Bebê

As temíveis reservas na adicção

Recado da doença chamada adicção