O Rei Bebê

Li este texto numa página sobre Codependência e achei muito importante para todos nós, divido com vocês para reflexão!

Costuma-se usar o termo "Rei Bebê" na dependência química para designar o alcoólico ou adicto que carrega consigo muitas características infantis, características essas que contribuem para manter a dependência, e se o usuário não tiver consciência dessas atitudes e comportamentos, isso pode interferir seriamente em sua recuperação.
A base da rendição na recuperação é o reconhecimento da impotência, mas a aceitação deve ser total, para que ocorra de fato uma mudança. Muitos reconhecem sua impotência, mas não a aceitam, pela necessidade e imaturidade em se manterem no controle de tudo.
É necessário identificar e renunciar os traços infantis para que a doença seja dominada, pois a compulsividade do Rei Bebê pode acelerar a doença ou conduzir a uma recaída.
O Rei Bebê tenta fazer com que todas as suas necessidades sejam aceitas, o egocentrismo é uma característica muito marcante nesse comportamento, pois existe a necessidade clara de que tudo seja feito conforme sua vontade, o "mundo tem que girar ao redor do usuário".
Algumas características muito comuns na personalidade Rei Bebê:
- Apresentam dificuldades com figuras de autoridade;
- Buscam aprovação constante, tentando agir conforme o desejo do outro, e dessa forma, deixam de ter existência própria.
- Causam uma primeira boa impressão, são gentis, mas não conseguem se manter por muito tempo assim.
- Têm dificuldades para aceitarem que têm falhas e que podem errar.
- Dificilmente sentem-se satisfeitos.
- Frequentemente se sentem sós, mesmo estando com muitas pessoas ao seu redor.
- A culpa é sempre do outro, de tudo que acontece de ruim em sua vida.
- Tudo tem que ser conforme sua vontade, não aceita um NÃO.
- Potencializam todos os acontecimentos como sendo de vida ou de morte.
- Estão presos ao passado, e sentem muito medo do futuro, pois o futuro requer amadurecimento.
- Não conseguem fazer coisas novas, devido ao medo do insucesso e da rejeição.
- O Rei Bebê é obcecado por coisas materiais.
- Apresentam grande dificuldade para colocar em prática todos os seus projetos, pois costumam ter mania de grandiosidade.
- Acreditam que as regras são para os outros e não para eles.
- Escondem todos os seus sentimentos.
Frequentemente estão se comparando aos outros, com um grande sentimento de falta de valor próprio, e culpa, por isso se tornam tão egoístas e exigentes.
A imaturidade é um reduto para o Rei Bebê, que faz com que este acredite que sempre tem razão, os outros é que estão errados. O controle e o domínio são necessários para o Rei Bebê sentir-se bem.
São capazes de criarem situações de crises e confusões por não conseguirem suportar as coisas ocorrendo bem demais.
O Rei bebê tem a auto-estima diminuída, fazendo com que sua vida seja frustrante, não consegue perceber que o inimigo está dentro de si próprio, e o uso de drogas liberta suas frustrações, raivas, ressentimentos, medos e repressões.
Sendo assim, o Rei Bebê, não consegue imaginar sua vida sem a substância química, pois é esta que o alivia de toda a pressão imposta por ele mesmo.

Comentários

  1. Identifico tudo isso nas atitudes do meu marido. Quanto mais tento ajudar mais ele recua. A autosuficiencia no caso dele é o que mais lhe prejudica. Rendição é a condição fundamental p a recuperação e Deus é a base de tudo.

    ResponderExcluir
  2. Identifico a maioria dessas características em mim...tem alguma matéria dizendo como trabalhar para melhorar tais características?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é todos nós temos ne, me chama no whats https://api.whatsapp.com/send?phone=5551983410001&text=Oi%20vim%20do%20b%20log%20sobre%20DQ

      Excluir
  3. Eu nunca usei drogas ilícitas. Já fumei cigarro normal e já bebi bebida alcoólica. Hoje em dia não fumo e eventualmente bebo. Namorei uma pessoa que se considera adicta e através dele ou i dizer sobre o "rei bebê". Me chamou a atenção esse texto, pq acredito que todo a nós temos algumas características desses itens...eu já tive muito medo do futuro...medo de não ter êxito na minha profissão etc...me ajudou MUITO os vídeo de Luiz Gasparetto, que fui um psicanalista SENSACIONAL e me colocou no meu lugar! Me ajudou MUITO a amadurecer, tirar a culpa e o peso do futuro...fiz também, constelação familiar, que é inclusive muito indicado para adicção.Agora o que me dá paz mesmo, é a conexão com a igreja. Ver que os Santos da igreja católica tiveram suas lutas e através da confissão da oração e da comunhão, se libertaram de suas maselas. Isso me inspira muito. A vida é uma luta. Todos estamos lutando.

    ResponderExcluir
  4. Enriquecedor o texto e a página em geral. Obrigado por nos proporcionar conhecimento da nessa luta incessante!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por participar do blog!Você é muito importante para nós!Em breve seu comentário estará visível!

Postagens mais visitadas deste blog

As temíveis reservas na adicção

Recado da doença chamada adicção