Desapegando-se, desligando-se

Hoje vou falar sobre algo que precisamos fazer mais que também é muito difícil, o desapegar-se, desligar-se

Fui procurar o significado destas palavras tão importantes e vejam que interessante
Desapegar:  afastar-se de alguém ou alguma coisa, com o objetivo de manter o vínculo
Desligar: ação de desapegar, desamarrar o que estava unido

E é bem isso que nós familiares devemos fazer quando nosso adicto persiste em não querer recuperação.
Muitos poderão dizer quem é essa aí, que diz que o correto é largar de mão, é se afastar.

Pois bem, nós familiares somos co-dependentes(saiba o que é), adoemos muitas vezes mais que o nosso adicto. Devido a nossa doença, vivemos 24 horas do nosso dia em função do nosso adicto e isso é tremendamente doentio.
Alguns podem estar pensando: Ah tah, então ela tá louca mesmo falando que é doentio cuidar de um dependente químico na ativa.
E acredito que é sim doentio, sabem porque? Porque nós deixamos de viver, SIM!! deixamos de viver! Nosso foco é único e exclusivamente a vida, o dia a dia , do dependente químico.
Não conseguimos olhar um programa de tv sem estar ligado a ele, não conseguimos conversar com amigos e familiares sem o DQ ser o centro da atenção e o assunto. Não nos divertimos mais, esquecemos que temos mais familiares dentro de casa e nem sequer somos capazes, por exemplo, de querer saber o que nosso outro filho anda fazendo, com quem anda, se está bem na escola. Não queremos saber como está emprego de nosso marido, não sabemos como andam nossos amigos, se estão precisando de ajuda. Quando vamos a  nossa religião de preferencia é somente para pedir pelo nosso DQ.
E então, errei em alguma coisa listada acima? Não! E sabem porque sei disso? Porque sou uma codependente e já fiz tudo isso e ainda me pego fazendo.

Depois de muitas tentativas de mudar meu DQ cheguei a essa conclusão e foi a dor, o dia a dia que me fez ver isso.

Reflitam comigo: Nosso DQ deixa de fazer o que ele quer pensando em nós? Não!!!
Ah tudo bem vão dizer assim, mais ele é doente, verdade existe a doença, mais eles sabem muito bem como somos e o quanto eles conseguem nos deixar culpados da situação, eles sabem nos manipular e como me disse um amigo adicto: o poder de manipulação é enorme e nós sabemos manipular muito bem e principalmente as pessoas que mais amamos.

Por um período eu achava que estava vivendo a minha vida independente da vida do meu filho e percebi que era um grande engano meu.
Eu segui sim, fazendo as minhas coisas, mais meu pensando, minhas conversar, minhas lembranças era 24 horas nele e pra ele.
,
Depois da recaída dele (conheça nossa história) dia a dia com meu DQ eu mudei minha vida radicalmente  e foi necessário isso para que eu realmente entendesse a necessidade de me desligar, me desapegar, porque não adianta todos os esforços do mundo pra ajuda-los se os mesmo não querem.

Parece radical não é mesmo?  Verdade! Por um lado até é, mais foi importante para as duas partes.
Hoje vejo isso no meu dia a dia, hoje posso dizer que sei apreciar a natureza enquanto estou indo para meu trabalho, focada nas paisagens mesmo. Hoje eu consigo conversar com meus amigos, sem falar nele ou dele.
Consigo não ligar pra ele!! E isso pra mim é uma grande vitória pois eu ligava mais de duas vezes ao dia.
Consigo hoje ver que ele me ligou e não retornar a ligação.
Estou cuidando do meu dinheiro sem me preocupar que tenho q ajudar ele, ou que preciso viajar pra ir até casa dele ver com meus olhos como estão as coisas.

É gente, não é nada fácil, choro de saudades, queria ele aqui na minha casa comigo, curtindo a nossa família, mais não é possível.
Hoje, eu acho que ele está limpo,  nem imaginava que um dia eu poderia dizer isso com a tranquilidade que estou.

Como consegui isso?
Muito estudo, muita leitura, frequência aos grupos de Amor Exigente e fiz um simples balanço , dois pesos, duas medidas, relacionei as coisas boas e não boas que desde que sei do uso dele (2012) me aconteceram e as coisas ruins(tristes) pesaram mais, então parei e refletir, como eu quero viver se tenho mais tristezas que alegrias, o que eu posso fazer pra modificar isso?
E a resposta foi simples e clara, MUDE! E a mudança que eu poderia fazer era cuidar de mim, seguir minha vida em busca de coisas boas pra mim de verdade e foi o que eu fiz e está dando certo.

Minha vontade era que cada familiar que eu conheço, sentisse a paz que em sinto,sempre fui alegre apesar de tudo, sempre fui muito brincalhona mais hoje sou mais ainda.

Então era isso meus queridos leitores, não estou dando aqui receita, mais sim a minha partilha do que eu fiz e só por hoje tá dando certo e que possa servir de reflexão para alguém!



E NÃO ESQUEÇAM!!! BUSQUE AJUDA!!!
A RECUPERAÇÃO É POSSÍVEL SIM!

Comentários

  1. Que lindo depoimento.
    Tenho lido bastante sobre a codependência emocional e aprendido bastante. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por participar do blog!Você é muito importante para nós!Em breve seu comentário estará visível!

Postagens mais visitadas deste blog

O Rei Bebê

As temíveis reservas na adicção

Recado da doença chamada adicção