Meu desabafo...

É "triste" quando perdemos para o câncer, mesmo sabendo que muitos conseguem a cura.
Mas infelizmente ainda não inventaram uma quimioterapia, a radioterapia ou qualquer outro medicamento que detectasse a predisposição ou ao menos minimizar as dores físicas, mentais, espirituais e emocionais da dependência química, ou a tão esperada cura.
Confesso que eu queria muito um remédio, uma injeção, um coquetel que acabasse com essa doença tão avassaladora, uma doença que nos dói sem sabermos explicar onde dói, uma doença que nos deixa impotente.
Uma doença que tem 3 C's(clinica,cadeia e cemitério),que dor quando entendemos isso, que dor quando sabemos que ela não tem cura e que se o adicto não  mudar sua vida a doença vai progredir e aí vêm as terríveis recaídas(como elas são doloridas).

Infelizmente quando descobrimos esta doença em nossos lares, parece que um buraco imenso se faz e nós caímos dentro dele  e para sair é tão difícil, tão dolorido,  as vezes demora tanto mais tanto tempo e nós vamos nos machucando cada vez mais.
Nesta ânsia de sair deste buraco um mix de sentimentos nos invade, dentre ela a culpa. caramba! A culpa nos empurra ainda mais para este fundo do buraco,sofremos,choramos, muitas das vezes nos desesperamos e adoecemos muito.

Para sair deste buraco precisamos gritar e pedir ajuda e aí entra algo que pra mim é fundamental, Os Grupos de Ajuda.
Eu lembro bem quando internei meu adicto a primeira vez (abril de 2013), que o coordenador me falou busque um grupo de ajuda para a senhora poder visitar seu filho e ajudá-lo. Como me lembro disso e como isso me marcou. Trago isso comigo até hoje.

Outro meio que temos de sair deste buraco é estudar (também me sugeriram), no grupo de Amor Exigente que eu frequentava tínhamos muito eststreudo e como isso me ajudou e tem me ajudado. De verdade, eu estudo até hoje,  eu busco muita literatura,  tenho canais no Youtube que me ajudam muito, estudo as partilhas que ouço tanto das famílias como dos adictos.

Quando unimos grupos de ajuda e estudos iniciamos nosso processo de aceitação, de entendimento e assim vamos nos fortalecendo e conseguimos ir saindo deste buraco.

Estes tempos ( já faz tempo) uma pessoa me perguntou Neusinha como tu consegue e acreditem até hoje essa pergunta martela em minha cabeça.
Eu penso que cada um tem o seu jeito mas as ferramentas pra mim são estas e eu sempre tive em mente que eu tinha que estar bem para ajudá-lo e hoje vejo que é bem mais que isso. Eu tenho que estar bem por mim, para mim, obviamente que eu estando bem, estarei fortalecida para quando tiver que ajudar.

Mas não é fácil, tem dias que não to legal, não sou uma fortaleza, eu também choro, eu também me preocupo com o uso dele porque eu sou bem consciente da progressão da doença e pra onde ela leva,mas eu não posso (no meu entendimento) deixar essa tristeza fazer ninho em mim.Não sou a culpada(nenhum familiar é culpado!!!) pelo uso e pelas escolhas dele. E aí para estes dias cinzas mais do que nunca eu coloco em prática tudo que já sei, uso as minhas ferramentas.


Bom queridos, minha dica então é busquem um grupo de ajuda para familiares. Vale muito a pena!

E você que está lendo este post for de Porto Alegre, entre em contato comigo (link do whats na lateral direita) pois faço  parte de um grupo para familiares, juntamente com 2 psicólogos ótimos que nos ajudam muito. Espero teu contato!



E não esqueçam, não deixem de acreditar na recuperação, ela é possível!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Rei Bebê

As temíveis reservas na adicção

Recado da doença chamada adicção