Após a internação do meu adicto- nosso dia a dia

Olá meus queridos e queridas!!
Saudades!
Estava louca pra vir aqui mas estava colocando a cabeça em ordem pois são tantas coisas para colocar pra vocês.... mas vamos lá...

Dia 20 de Janeiro meu filho veio para casa. Aqui começa uma etapa que eu nunca vivi, a convivência diária com um adicto em recuperação.
Meus leitores mais antigos sabem o quanto estudo, leio e busco me informar mas na prática dá um frio enorme na barriga da gente, acredito que o fato  de não morarmos mais juntos há alguns anos foi um dos fatores para este frio na barriga.
Tivemos dias tensos, era tudo  novo para todos.Uma adaptação para todos, mas mesmo assim agradeci muito a Deus por esta oportunidade. Tive amigos que me ajudaram, meu grupo no whats de codependentes foi fundamental e a minha espiritualidade. Sem buscar o equilibrio com Deus tenho certeza que seria bem difícil.
Meu adicto teve diversos dias de introspecção, falou muito pouco com a gente, só o necessário mesmo e isso sinceramente,me consumia pois a nossa mente é terrível, eu não sabia se ele estava bem, se ele estava arrependido, se ele queria voltar para a ex esposa, se ele queria usar, se era saudades do filho, se era porque estava sem emprego.
Na verdade agora que a poeira baixou (eu me acalmei) entendo que não deve ter sido nada fácil pra ele, muitas mudanças, escolhas a fazer e ou refazer, escolher um novo caminho a trilhar ou não. E com certeza voltar a morar na casa da mãe não deve ser nada fácil ainda mais uma mãe, como ele fala, com Amor Exigente na veia.
Em duas semanas, duas vezes tentei conversar com ele e acho que deu um certo resultado, da forma dele ele me respondeu.
Obviamente que não sei o que se passava com ele, ele nunca foi de falar as coisas em casa. Mas apesar de tudo percebi que ele estava buscando, foi ao grupo de NA (era algo que ele queria bastante), esteve na igreja de preferencia dele, buscou padrinho dele (um cara muito show que ele conhece na primeira internação e trouxemos para a nossa vida até hoje), conversou bastante com um rapaz que ele conheceu nesta internação e assim foi indo.
Tive um mix de sentimentos e muita ansiedade, chorei, sorri, me preocupei (até demais eu acho), perdi minha serenidade, mas me dei conta com ajuda de amigos, do grupo e das orações que eu estava agindo errado. Havia me esquecido que nada muda se eu não mudar e que nada absolutamente nada acontece sem a permissão de Deus. Então respirava fundo e seguia, a cada dia vencido era uma vitória. Confesso que não entendia muito afinal meu filho estava muito introspectivo e foi algo que eu não imaginei.

Passamos Natal e aniversário dele bem, meio tenso até porque ele estava longe do filho e eu sei muito bem como não é legal passar estas datas longe de filho.Aqui de novo entra a ansiedade e as expectativas que criamos erradamente,não foi como eu esperava, mas foi...aconteceu e graças a Deus, meu filho, mesmo sendo calado, no canto dele,estava em casa e sóbrio e isso é tudo que nós familiares desejamos.
Ano novo ele resolveu passar com o grupo de NA,eu achei bem legal, importante para ele. Chegou em casa animado e isso foi muito bom.

Bem,meu filho resolveu voltar para emprego que ele tinha, ele fica a semana toda fora e aos finais de semana vem pra casa. Eu não sei se foi uma boa escolha sinceramente, tenho receio que ele trilhe o mesmo caminho e se não houver mudanças sabemos onde tudo vai parar.
Mas é somente com o tempo que iremos saber das coisas, o que importa neste momento é que ele se encontra limpo.
Hoje foi primeiro final de semana dele em casa após trabalho,como combinamos o chefe dele depositou valor dele na minha conta e hoje ele comprou o que precisava.
Semana que vem vamos visitar o filho dele aí vamos ver como tudo vai se dar.

O que eu tiro de importante e trago para reflexão de todos:
A) Sem espiritualidade eu não sei o que seria de mim, como me ajudou, como me deu equilíbrio, retomei até as minhas meditações;
B) Meus amigos  como já falei foram fundamentais. Recebi todo o tipo de ajuda, aqui ressalto a importância das amizades;
C)  Grupos de ajuda no whats Codependentes Unidos . Somos ouvidas, recebemos aconselhamentos, ouvimos histórias parecidas com as nossas e que nos ajudam a buscar o equilíbrio;
D) Viver o SÓ POR HOJE, isso é fundamental. Na ânsia de querer ajudar, de querer ver as mudanças metemos os pés pelas mãos como diz o ditado e esquecemos de viver o dia de hoje, o momento, o instante e isso é fundamental para qualquer ser humano e para os adictos e seus familiares é fundamental.

Uma pergunta que debatemos bastante no nosso grupo de codependentes é porque os adictos são indiferentes com quem ajuda eles.  Digo isso porque quando ele ligava para as pessoas ele era bem humorado,conversava bastante, ria bastante e com agente de casa era diferente. Ao partilhar isso no grupo percebemos que é uma características da maioria e é algo que ficou no ar, que não tivemos um entendimento, pois partimos do princípio que deveria ser diferente, quem está ajudando, quem estendeu a mão deveria ser tratado com carinho atenção e gratidão (demostrar através de conversas, de uma interatividade dentro de casa, etc).
Se algum adicto ler este post e quiser se manifestar sobre este questionamento, nós vamos agradecer muito.

Bom sigamos meus amores, recomeçando a cada dia, sempre com muita esperança e acreditando na recuperação.

Beijos a todos.


Comentários

  1. Queridas ..não percam a esperança..Sei que é sofrido pois meu filho lindo mais velhos dos tres que tenho..começou a usar droga quando estava no terceiro ano de odonto.Chegou até nós e contou .Corremos atras de psiquiatra..e pensamos logo sai disso.
    Esse logo sai disso demorou 20 anos..9 internações e fugia..morou nem albergue..mandava cartas e mais cartas a gente corria atras..para ajudá-lo sempre passando a mão na cabeça...Ai entra palpite de alguns familiares...O que fazer ....foi uma época que quase não se falava em droga..mesmo assim enfrentamos essa terrivel batalha.
    Eu trabalhava e meu marido também mesmo assim nunca desistimo de nosso amado filho.
    BOM...frenquentavamos psiquiatra..psicólogo..ele ia junto e nada adiantava.
    Passei horrores de quanto ele aparecia em casa só tinha briga..Chamamos a policia ..interditamos..fui falar com promotor..nada adiantava.
    Quando acalmava . A GENTE PENSAVA..agora ele merece uma moto .La vai a moto sendo trocada por droga..Isso foi passando e a gente se afundando em tristeza
    Bom ...vou contar aqui para saberem como ele esta limpo a 4 anos...
    Sabe como ele parou de usar essa maldita droga destruidora de lares Foi quando fechamos as torneiras dele.. e fomos firmes..Firmes mesmo chorando.. cortamos tudo dele..Foi para rua catar latinha..verdade..isso salvou meu filho
    De todo coração sei que cada caso é um caso.. aqui em casa funcionou assim...firmeza não passe a mão na cabeça ...ai eles vão sentir na pele e na alma...e mitos resolvem parar.
    Fizemos isso com auxilio de um psiquiatra ..nos fortalecendo....
    Hoje meu marido amor da minha vida faleceu faz um ano.Sabe quem é minha mão direita me abraça..me beija..toma benção me ajuda...em tudo. é minha benção de Deus...esse meu filho....
    Minhas queridas vocês são fortes..porque Deus deu essa cruz para nós más voc~es vão vencer...tenho certeza..não desistam..
    Força para o bem do seu filho.. não abram mão deles pois é uma doença..e tem cura......Deus nosso pai sabe de todas as coisas.
    Hoje sou mais madura....estendo a mão a quem precisa.
    UM GRANDE BEIJO....

    ResponderExcluir
  2. Respondendo a dúvida de nossa amiga ..Sabe o porque eles são indiferente as pessoas que mais os amam...e alegres educados as outras pessoas que talvez nem conheça..
    com todo respeito te digo..nós os pais eles tem amor e carinho a qualquer hora e as outras pessoas eles se fizerem algo errado podem sair perdendo..de algum jeito.

    vou te dizer uma coisa...que pode até não gostar más são manipuladores....são espertos inteligentes para conseguir o que querem... pode estar certa . Deus te abençoe e fique na paz de Jesus.

    ResponderExcluir
  3. Acreditem na recuperação de seus filhos sim...nunca desistam..
    más a sua força de dizer um NAO é que vai salva-lo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por participar do blog!Você é muito importante para nós!Em breve seu comentário estará visível!

Postagens mais visitadas deste blog

O Rei Bebê

As temíveis reservas na adicção

Recado da doença chamada adicção