Noticias - Mude!


Desde o último post (18/07) muitas coisas aconteceram, dentre elas que meu adicto ficou somente 15 dias na CT, na primeira visita que ele recebeu da esposa ele saiu, alegando que estava com muita saudades do filho e que ele sabia onde errou e o que deveria fazer aqui fora.
Confesso que quando ouvi isso pensei: “já sei onde isso vai parar”. Não demorou muito para ele para de ir nas reuniões de Grupo alegando mil e uma desculpas.
Porém o que fez eu mais refletir foi o quanto eu me estressei, o quanto eu fiquei irritada, nervosa, pensando muito na situação pra ele não estar nem aí com a recuperação dele.
Sei que muitos vão pensar assim: Mais é só internação que resolve? Sinceramente eu não sei, mas me refiro que ele não tá nem aí para os outros, o quanto os outros podem sofrer por esta situação. Noto, que como todos ( ou a grande maioria) dos adictos, ele só se importa com ele, com o que ele quer.
Converso com ele as vezes no decorrer das semanas por telefone, mais é sempre a mesma história, tá tudo bem, eu to me cuidando, to limpo, ele nunca tem problema vocês acreditam??? Quando pergunto da recuperação ele diz: ta tudo bem.
Se está tudo bem, mão em como eu saber, isso é só o tempo mais esta recaída serviu muito para mim, serviu para que eu refletisse e percebesse que eu ainda preciso mudar muito, que eu preciso ainda trabalhar o desligamento emocional e que isso deve ser feito diariamente.
Está recaída serviu para fortalecer o que eu digo,”cuidemos de nós”, “cuidemos dos demais membros de nossa família” “nosso adicto não é a única pessoa da família e não deve ser o centro das atenções”
Pode parecer radical para alguns mais é realmente isso que deve ser feito (para mim) porque nos desgastamos, esquecemos de nós, da vida, da família, do trabalho, dos amigos, não temos mais assunto a não ser o nosso adicto e a doença dele,  deixamos nosso trabalho,  mudamos de cidade, enfim abrimos mão de tanta coisa para que o adicto fique bem, mudamos tanta coisa para fazer de tudo para ele não usar mais e se ele quiser vai seguir usando.
Eles só param de usar quando eles querem, quando acontece o despertar e isso não cabe a nós.
A nós cabe tratamento (nosso), seguir a vida, confiar na Providência divina, aprender muito, deixar de ser facilitador, deixar de ver o nosso adicto como o coitadinho que precisa de cuidados e que tudo que ele quer precisa ser feito “senão ele usa novamente”
Meu recado com este post é para as famílias, não tenham medo! Mudem! A mudança é o melhor caminho para a nossa recuperação e a de nossos adictos.
Não se sintam culpados e sim se responsabilizem pela vida de vocês, se responsabilizem pelos seus lares, não tenham medo! Busque ajuda! É somente através da ajuda que vamos mudar o nosso modo de agir e de pensar.

Não deixem de viver, não é errado é saudável!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Rei Bebê

As temíveis reservas na adicção

Recado da doença chamada adicção