Sempre estamos aprendendo, inclusive com a dor!

olá pessoal!

Como eu relatei aqui em 28 de Agosto (clique aqui pra ler), meu filho teve a recaída, resolveu ir para a CT novamente.
Eu fiquei bem mal, muito braba com a situação pois tem um bebê envolvido. Fiquei tão mal que terminou sobrando pra minha filha, erradamente descontei tudo nela (mesmo eu sabendo bastante coisa). Para quem já me conhece sabe que eu leio muito, que estudo muito, que segundo as pessoas, sou bem assertiva nas minhas colocações para outros codependentes. mas mesmo assim, caiu feio, mesmo assim me deixei levar pela doença, me fiz de vitima, não quis aceitar a escolha dele. Graças ao grupo de ajuda pude colocar pra fora meus sentimentos e aos poucos fui voltando para o caminho certo.
Estou fazendo este post para falar da importância da nossa vigilância, importância de não só buscarmos saber e sim colocar em prática o que estamos aprendendo. Mostrar com este post a importância dos grupos de ajuda e acima de tudo falar que descontar em nossos familiares de anda vai adiantar, só vai piorar a situação.
Dentro deste processo de poucas semanas, percebi que ainda me culpo por ter abrigo mão da minha vida para ajudar meu adicto e quando nos culpados ficamos aprisionados na situação e aí não tem evolução, não tem crescimento.
Ainda estou avaliando minha postura e minhas atitudes, pois elas demonstram que ainda tenho muito que aprender e muito que mudar.
Ouvi de uma psicóloga certa vez que de tudo temos que tirar ensinamento e é verdade, esta recaída, esta dor me mostrou que preciso muito praticar o que eu sei, o que eu acredito, preciso muito trabalhar meu desligamento emocional (este tema falaremos mais adiante, num novo post, pois ele é bem complexo e muito importante)

Semana passada meu adicto abortou o tratamento, obviamente que ele não me ligou, obviamente que quando eu falei com ele, ele veio com aquele discurso que muitos de nós já conhecemos e aqui entra uma série de fatores importantes para nós:
1) Cuidado ao ir visita-los, não leve informações aqui de fora para eles. Minha nora falou que bebê sentiu falta dele e isso foi a gota d'água para ele sair. Busque grupo de ajuda para aprender como lidar nas visitas.
2) Não adianta nos desgastarmos. As pessoas só se recuperam quando elas querem, por isso precisamos cuidar de nós. 1º eu, 2º eu, 3º eu!!!!! sempre!
3) Pratique diariamente o desligamento emocional, por mais que seja difícil, ele é necessário para que possamos ter equilíbrio e controle de nossa vida
4)Aprendamos a cuidar da gente, a valorizar quem esta ao nosso lado
5) Seu adicto tem que saber que você não tolera droga, que ele não o engana. Recordo que quando falei com meu filho ele disse: "eu sei que tu não vai acreditar em mim" e começou a versão dele. Ouvi tudo e disse absolutamente o que eu pensava. Resultado, ele não me ligou nenhum dia mais. Me policiei muito para não ligar pra ele e fiz isso por uma semana daí ontem entrei em contato com ele, acreditei desacreditando no que ele falou e estou pagando pra ver o que será daqui em diante. Sigo trabalhando meu desligamento e recordando a cada dia que eu só posso mudar a mim mesmo e não a terceiros.

Este final de semana foi o 1º aninho da minha neta, era para meu filho estar aqui, mais ele fez a escolha dele, me doí obviamente mais não posso mudar isso, cabe a mim aceitar, entender e buscar cuidar de mim.

E o que fazer:: Vigilância, auto conhecimento, humildade pois precisamos pedir ajuda, aceitação e tudo isso conseguimos com o nosso querer mudar, com muito estudo, muito esforço e muito grupo de ajuda.

Acho que era isso meus amigos!
Espero ajudar um pouquinho, espero me ajudar com este post


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Rei Bebê

As temíveis reservas na adicção

Recado da doença chamada adicção